Voltar

Alibaba apresenta seu modelo de IA ‘como o melhor’

Após lançar mais de 100 modelos de inteligência artificial de código aberto em Setembro de 2024, a Alibaba Cloud, filial do grupo Alibaba, anunciou nesta terça-feira (28) uma nova versão do seu modelo de IA denominado “Qwen.25 Max”. Segundo a empresa, a nova aposta supera em vários aspectos os modelos existentes no mercado, incluindo o DeepSeek.

 

“O Qwen 2.5-Max supera… em quase todos os aspectos o GPT-4o, o DeepSeek-V3 e o Llama-3.1-405B”, disse a Alibaba Cloud em anúncio publicado na sua conta oficial do WeChat, citado pela Reuters.
Para já, não são conhecidos muitos detalhes do novo modelo além da própria declaração do grupo Alibaba. No entanto, se confirmado o potencial do “Qwen 2.5 Max”, conforme avançado pelo grupo, poderá elevar ainda mais a preocupação das empresas Ocidentais no que o domínio dessas ferramentas diz respeito.
O Presidente Donald Trump, por exemplo, já veio dizer nesta segunda- feira (27) que o crescimento repentino do chatbot DeepSeek, criado pela startup chinesa com o mesmo nome, “deveria ser um alerta” para as empresas de tecnologia dos EUA, visto que a popularidade descontrolada de mais um aplicativo chinês traz novas questões para o governo norte-americano e aos líderes do Congresso.
“O lançamento do DeepSeek AI por uma empresa chinesa deve ser um alerta para nossas indústrias de que precisamos estar focados em competir”, disse, citado pela NBC.
Essa competitividade passa também por assegurar a protecção dessas tecnologias dos potenciais adversários do sector, sobretudo agora que os EUA desconfiam cada vez mais da possibilidade das empresas chinesas estarem a “destilar”/usar os modelos das empresas norte-americanas para treinar e melhorar os seus próprios modelos.
A abordagem da segurança é bem vista pela OpenAI que diz ser “extremamente importante” trabalhar em estreita colaboração com o governo dos EUA para garantir essa protecção.
“Acreditamos que é extremamente importante que trabalhemos em estreita colaboração com o governo dos EUA, para proteger melhor os modelos mais capazes dos esforços dos adversários e concorrentes para tomar a tecnologia dos EUA,” disse hoje à Reuters um porta-voz da OpenAI sob anonimato, na sequência das investigações sob a fuga de dados da OpenAI que terá beneficiado a DeepSeek.