O Google anunciou esta semana o seu mais novo produto. A Heritable Agriculture, uma startup orientada por dados e aprendizado de máquina que visa melhorar a forma como as plantações são cultivadas.
Segundo a empresa “As plantas são máquinas automontáveis, de carbono negativo, movidas a energia solar, que se alimentam de luz solar e água”, escreveu Heritable.
No entanto, a agricultura coloca uma pressão enorme no planeta e seus recursos, respondendo por cerca de 25% das emissões antropogénicas de gases de efeito estufa.
A startup recém-independente está abordar essas questões globais a fazer o que o Google faz de melhor: analisando conjuntos de dados massivos por meio de inteligência artificial e aprendizado de máquina. A coleta de dados é a parte fácil.
A parte difícil é transformar todos esses dados em instruções acionáveis para os produtores ajudarem a trazer a indústria de 12.000 anos para o século XXI.
Google lança Startup de Agricultura
As sementes da Heritable foram plantadas pelo fundador e CEO, Brad Zamft. O PhD em física atuou como oficial de programa e bolsista na Fundação Bill & Melinda Gates antes de passar um ano como diretor científico em uma startup apoiada por capital de risco chamada TL Biolabs. Oito meses depois, no final de 2018, Zamft se juntou ao Google, tornando-se rapidamente o líder do projeto do que se tornaria hoje, a Heritable.
Os modelos que a empresa construiu foram testados em milhares de plantas, cultivadas de acordo com essas especificações dentro de uma “câmara de crescimento especializada” na sede do laboratório do Google, na Bay Area. Os pesquisadores também conduziram trabalho de campo em locais na Califórnia, Nebraska e Wisconsin.
Zamft explica que a edição genética alimentada por CRISPR acabará por desempenhar um papel em tornar as plantas “programáveis”. Por enquanto, no entanto, a Heritable está focada em métodos mais convencionais.
“Não estamos a desenvolver plantas editadas geneticamente, e a modificação genética não está no nosso roteiro”, diz Zamft. “A edição genética pode eventualmente vir, mas estamos a ver uma necessidade enorme e não atendida de identificar o que reproduzir e, então, fazer um melhor cruzamento — cruzando uma planta mãe e pai, sem usar a biotecnologia para realmente desenvolver cultura
O executivo acrescenta que a equipe está a pensar em curto prazo, comercializar esta tecnologia para que todos agricultores tenham acesso.
Google lança Startup de Agricultura – Fonte : TechCrunch